Agudo abordará prevenção ao suicídio em ações de conscientização durante o Setembro Amarelo

Redação do Diário

Agudo abordará prevenção ao suicídio em ações de conscientização durante o Setembro Amarelo
Setembro é o mês dedicado a discussões, reflexões e atenção especial à prevenção ao suicídio. O município de Agudo, assim como o mundo tudo, vive uma nova realidade pós-pandemia: o aumento do número de casos relacionados à saúde mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas no mundo.

Em uma ação intersetorial, que conta com participação da Secretaria de Saúde, de Desenvolvimento Social e Habitação, de Educação e Desporto e também da Polícia Civil, a prefeitura de Agudo promoverá a programação “Estamos Juntos”.

O evento de lançamento das atividades de preservação e valorização da vida, e de prevenção ao suicídio será o primeiro deles. A atividade acontece na próxima quinta-feira, 1º de setembro, a partir das 19h30min, no Clube Centenário de Agudo. Além da cerimônia de lançamento, acontece apresentações culturais e palestra realizada pelo “Papo de Responsa”, com a Polícia Civil.

A secretária de Saúde, Graciela Barchet, evidencia ser atividades importantes, sobretudo com as mudanças pós-pandemia.

– A saúde mental precisa estar no centro das temáticas a serem tratadas para garantir qualidade de vida à população – disse a gestora da pasta.

Durante o mês, serão realizadas palestras, rodas de conversa, ações de mobilização social, com o intuito de despertar sentimentos saudáveis e debater os cuidados com a saúde mental. – Além de prevenir casos de suicídio, as programações pretendem incentivar a vida”, destacou um dos organizadores das atividades – Guilherme Simon.

*Com informações da prefeitura de Agudo

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto entre ETERRG e Fundação Antônio Menegheti inicia plantio de oliveiras em Caçapava do Sul Anterior

Projeto entre ETERRG e Fundação Antônio Menegheti inicia plantio de oliveiras em Caçapava do Sul

Prefeitura de Vila Nova do Sul flexibiliza uso de máscaras Próximo

Prefeitura de Vila Nova do Sul flexibiliza uso de máscaras

Geral